quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rubrica Semanal * JÚLIO DINIS

Monumento escultórico a Júlio Dinis (Porto - junto ao Hospital de Santo António)

Joaquim Guilherme Gomes Coelho, médico e escritor, nascido no Porto a 14 de Novembro de 1839, ficou mais conhecido pelo seu pseudónimo Júlio Dinis.
Era filho de José Joaquim Gomes Coelho, natural de Ovar, por tanto, não será de estranhar que estando doente, com tuberculose, tenha decidido hospedar-se em casa de uma tia, Rosa Zagalo Gomes Coelho, no Largo dos Campos em Ovar, durante o verão de 1863, esperando que os ares da província o curassem.

Ao chegar a Ovar, Júlio Dinis, revela, através das cartas que escreve, que ainda no Porto, tinha uma opinião bastante desfavorável àcerca de Ovar e, portanto, a primeira impressão in situ não era tão pessimista, embora também não lhe agradasse totalmente, pois, segundo as suas palavras «Eu, por minha vontade, passava o tempo debaixo de um laranjal que há na casa onde moro e no qual, desde manhã até à noite, canta um rouxinol. Mas as visitas a fazer e a receber não mo permitem».
Depois de conhecer melhor a vila descreve-a socialmente dividida em dois pólos, «a vila e a aldeia». Ele preferia o segundo.
Embora se queixasse do «não fazer nada como faculdade de fazer tudo», preferia a companhia dos camponeses às aborrecidas conversas dos intelectuais, que o obrigavam «a admirar tudo quanto querem que admire. As horríveis figuras dos judeus que estão nos Passos deram-me que entender», ou, ainda, falando do tempo que dedicava à leitura, escrita e descanso, diz: «Se não fora isto, prevejo que me obrigariam a ver quantos nichos e oratórios tem a vila (...)» .
Em Julho de 1863, fala sobre as saudades que terá de Ovar, dizendo: «(...) é um pequeno ramo de flores silvestres que destino para o meu cofre de recordações (...)».


Nota adicional...
O nosso caro leitor, A. Gomes de Sousa, muito gentilmente, remeteu-nos uma fotografia da sepultura de Julio Diniz e relembrou-nos que este escritor "nasceu no Porto - na rua de Costa Cabral exactamente onde construiram o cinema Júlio Dinis. Repousa no cemitério de Agramonte, no Porto".
 
Fica aqui a informação remetida e o nosso mais sincero agradecimento pela simpática partilha.
 
Cemitério de Agramonte, Porto, na secção da Ordem Terceira de São Francisco

1 comentário:

  1. Agradecia mais informações sobre ele pois interesso-me muito sobre este escritor,muito completo!

    ResponderEliminar